As pessoas precisam saber o que elas querem
Além de psicóloga, você é podcaster, empresária, mãe e atua em diversas outras atividades. Como concilia todas as demandas?
Eu trago muito o meu jeito de ensinar para minha vida e para minha história. Tenho muita clareza de onde quero chegar e com uma visão de futuro construo meus objetivos. E dentro dos meus objetivos, faço o meu planejamento de tempo para as minhas entregas pessoais e profissionais. Eu sigo as coisas que me proponho a fazer e coloco disciplina nelas. Desequilibro os pratos, às vezes, porque nem sempre é tudo na rotina prevista.Viajo, acontecem coisas no meio do caminho, mas eu vou assim: ‘O que tenho que entregar? O que eu preciso fazer? Onde devo estar?’ E eu vou organizando isso. Então, planejamento, organização e disciplina são os fatores para eu conseguir fazer aquilo que tem que ser feito.
Como cultivar a disciplina em projetos de médio a longo prazo?
Precisamos ter muita clareza dos ganhos e das perdas para qualquer coisa que a gente se propõe a fazer e o tempo real para conquistar aquilo. Disciplina é fazer quando tiver doendo e é esse o caminho, não existe outro. Disciplina é fazer repetidas vezes até virar hábito. Ela só fica focada nos ganhos, quando tu te propõe fazer uma coisa, tu tem que abraçar a dor mais do que resultado, porque ali que está o resultado, é vencer a dor. Então se você tem clareza do que vai perder você aprende a lidar melhor com isso. A primeira coisa que as pessoas precisam é criar consciência do que elas querem para si, porque quem não tem objetivos claros vive os objetivos dos outros, quem não sabe o que realmente quer fica assistindo a meta do outro. Por exemplo, nas minhas palestras sempre faço uma provocação para ver quem tem seu planejamento de vida anotado. “Deposito R$ 1 milhão na tua conta se você o enviar para meu celular em 30 minutos”. Ninguém tem, porque as pessoas não sabem o que elas querem. As pessoas precisam saber o que elas realmente querem, elas precisam ter uma visão de futuro, precisam entender o que importa nessa jornada, porque ela é finita.
E foi a partir daí que você viu essa demanda para escrever o livro Destrave a sua vida e saia do rascunho?
Então, ele nasceu da minha própria experiência e daquelas pessoas que eu tive o privilégio de conduzir nas minhas atividades, nas minhas consultorias, nas minhas imersões. Então, ele nasce de uma experiência de vida e com os meus clientes.
Como se comunicar efetivamente com as pessoas ao redor em um local como uma rede de supermercados?
A comunicação é um desafio em todos os ambientes que existem, principalmente o feedback de evolução e o feedback de confirmação. O feedback de evolução é estar aberto a provocar que as pessoas tenham a liberdade para falar para você o que está indo bem e que pode ser diferente. E o feedback do viés da confirmação é a checagem de comunicação em qualquer circunstância. ‘Eu preciso que você faça isso, isso e isso. Você entendeu? Vamos checar se eu me fiz entender’. Eu faço muito isso com meu time, porque eu sou uma pessoa muito criativa que fala muito. As pessoas explicam, mas não são entendidas e querem ter o resultado. Então o feedback e checagem de comunicação fazem toda a diferença no processo, são duas ferramentas que ajudam muito.
Como realizar o treinamento para criar esta cultura?
Uma vez por semana reunimos o meu time 15 minutos sobre a visão do negócio, sobre para onde nós estamos indo, sobre o que tá dando certo e sobre o que a gente precisa melhorar. E a cultura no meu negócio é uma mesma pessoa para desenvolver a equipe, para ensinar, para trocar, para mostrar para onde estamos indo, para falar sobre o que vai acontecer. Então evoluímos nisso. Tem que criar momentos, conseguir encontrar momentos para falar sobre comunicação, sobre o que atrapalha, falar sobre as coisas que não estão entendendo bem. Criar pequenos treinamentos internos, investir no desenvolvimento das pessoas para o resultado que eu quero. Eu quero que as pessoas se comuniquem melhor, quanto eu paro para desenvolver isso? É a mesma coisa que parar para aprender sobre como fazer o processo no caixa, que é uma técnica comportamental.
Quais os sinais que um gestor precisa de uma consultoria profissional para obter mais produtividade?
Quando você começa a ter repetidas vezes os mesmos problemas ou você não está batendo meta. Você promete e não entrega, tem um evento e não vai. Adia, procrastina uma, duas, três vezes. A recorrência do problema é sinal de pedido de ajuda. Existem profissionais, como psicólogos e psiquiatras, há treinamentos que podem ajudar a pessoa. Também faz uma pesquisa no Google, escuta um bom podcast para ter ferramentas para você também tentar se desenvolver no autoconhecimento nas relações.
Quais as maiores dificuldades na realização da sucessão das empresas familiares?
Uma consultoria para ter alguém como mediador, escutar ambas as partes e identificar as reais possibilidades. Um mediador escutando as partes entende o que é melhor para a família e para o negócio, porque, muitas vezes, uma sucessão não é o melhor. Quantos filhos frustrados assumindo patrimônios de pais que construíram e os filhos que não queriam? Quem disse que o filho quer sucessão? Quem disse que ele irá conseguir realizar tudo sozinho? Então, o mediador é a minha sugestão, para conversas difíceis e análise da melhor possibilidade.
Quais são as soft skills mais solicitadas? E como a gente pode desenvolvê-las?
Comunicação, liderança e negociação são as principais. Comunicação se fazer entender e só entender, mas poder escutar e se comunicar bem. A liderança, agir, mobilizar independente do cargo que ela ocupa. E vender se a pessoa não vende ela tem que ajudar quem vende, porque a venda é a alma das coisas. Então, tudo gira em torno da venda, então todos que estão dentro de um negócio precisam ter essa visão para esses três pontos.
No ambiente corporativo, saúde emocional ainda é tabu?
As pessoas estão avançando sobre a temática da saúde emocional, de como a nossa mentalidade afeta os nossos resultados. A nossa consciência vem aumentando principalmente depois das crises que viemos passando. A crise do Covid-19, a crise das enchentes que, querendo ou não, também abalaram muito o emocional das pessoas. Então, os eventos de forte impacto mostraram o quanto as pessoas estão desequilibradas, mas não só por causa disso, por causa dos fatores, como as distrações, as redes sociais, os estímulos que a gente recebe. Eu acredito que sim, que as pessoas estão cada vez mais conscientes. Estão se conscientizando agora, quantos estão investindo é outra história, mas que elas estão entendendo o quanto elas estão perdendo por causa do emocional dos seus times. Isso já não é mais tabu, agora quanto investe para isso aí é outra história.
Quais os benefícios dos mindfulness corporativos?
Dos benefícios emocionais de criar um momento para as pessoas, no espaço para parar, respirar e relaxar um pouco. As técnicas de respiração profunda, de criar espaços onde as pessoas possam parar por dez minutos. E isso não é perda de tempo, porque quando a pessoa senta, relaxa, controla a sua ansiedade. Quando a pessoa ativa o seu foco, fica consciente, não pensa em nada, quando ela volta a pensar ela pensa muito.
Como receber bem as críticas?
Todo o ser humano tem o desejo de ser amado e o medo de ser rejeitado. Então, tudo que vem para nós que a gente sempre quer sobre um ataque. E isso está no fundamento disso, está no autoconhecimento, no desenvolvimento pessoal que é algo que pouquíssimas pessoas desenvolvem. Isso vem com a maturidade e com a experiência isso. De uma forma geral, não é comum as pessoas investirem em autoconhecimento. É um privilégio isso hoje. Eu vou pelo viés da consciência, da comunicação e de conversar com as pessoas sobre isso. E o quanto as pessoas não devem pegar isso para si, mas sim para a sua evolução. E trazendo essas temáticas, falando sobre isso e educando as pessoas sobre isso. Então é isso, sim. É o diálogo de aproximação e investir tempo na gestão das pessoas.
Como usar a tecnologia a nosso favor, evitando a procrastinação?
Eu tenho bloco de tempo para olhar as minhas redes sociais. E na inteligência emocional, para ter as melhores respostas tu tem quer saber perguntar. A tecnologia é ferramenta para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. A tecnologia da rede social cria novas conexões, oportunidade de produzir melhores resultados. Dessa forma você pode atingir patamares que nem imagina.