Oportunidades para aproveitar o tempo livre
Com as crianças e os adolescentes em períodos maiores em casa, as férias escolares aumentam a demanda dos consumidores por lazer e entretenimento. Por isso, produtos como alimentos de fácil preparo, papelaria criativa, brinquedos, jogos eletrônicos, roupas e artigos para passeios tem alta adesão nesta época. Também, a data coincide com o verão, e, com isso, amplia a busca por itens para a estação mais quente do ano.
Apesar dos diferentes perfis de consumidores, muitos têm algo em comum: jovens com mais tempo livre em casa e com demanda maior para o lazer. O setor varejista deverá estar atento às oportunidades a fim de satisfazer os clientes e aumentar a sua margem de lucro neste período. “O supermercado tem que sempre trazer uma motivação para o cliente ir na loja dele”, comenta o diretor comercial da Pricefy, Paulo Moratore. Por causa disso, criar campanhas específicas considerando os elementos dessa fase, como o fato de mais crianças e jovens estarem mais acompanhadas dos pais neste período. Por exemplo, investir em anúncios pagos nas redes sociais e nos meios de comunicação locais com promoções sazonais irão chamar a atenção dos clientes.
Ênfase nas promoções
A comunicação visual também faz a diferença para construir uma narrativa sobre o consumo no período das férias. Por causa disso, decore o ambiente com ênfase nas principais promoções desta época. Junto a isso, oferecer pequenos mimos como balas, pipocas e pirulitos – visto que muitos pais estarão com os seus filhos – contribui para aumentar a atratividade do estabelecimento. É preciso entrar no clima das férias.
Nesse sentido, as apostas em alimentos de fácil consumo, como lanches, guloseimas, sucos, bolachas são uma boa tendência para o período, de acordo com Moratore. Além disso, focar nos segmentos de lazer e entretenimento, como jogos de tabuleiro, games, brinquedos, artigos de esportes e viagens também são uma boa pedida.
A sazonalidade gera uma mudança no perfil de consumo. Logo, artigos para passeios e viagens, como mochilas, protetor solar, roupas de banho também têm alta demanda e aquecem o setor. Além disso, é interessante a montagem de uma ilha com produtos que terão uma demanda maior neste período, como itens de higiene e bem-estar. Isso facilita a venda de artigos que geralmente não têm tanta relevância durante o ano.
Planejamento antecipado
Paulo Moratore comenta, também, sobre o planejamento antecipado para este período. “É horrível fazer campanha e não ter o produto no supermercado. Tem que preparar o teu estoque, porque vai mudar o perfil da tua venda. O varejista tem que estar sempre pensando com muita antecedência”, comenta.
No varejo alimentar, a compra nas lojas físicas são a grande preferência dos consumidores. O digital pode ser usado como uma ferramenta para fomentar a presença e compra dos clientes nos espaços tradicionais. O chamado “figital” (físico + digital) é uma realidade na rede de supermercados.
Entre as estratégias, estão enviar mensagens no WhatsApp informando sobre promoções de produtos relacionados às férias. Uma alternativa são os totens digitais para as ofertas diárias já na entrada do estabelecimento a fim de auxiliar na jornada de consumo. “O ano de 2025 será o ano da digitalização do varejo. Ela é fundamental para chamar a atenção do teu cliente para a loja”, aborda.
O diretor comercial da Pricefy também ressalta que a localização do supermercado, em qualquer período, é um dos maiores fatores que contribuem para a decisão de compra no cliente. Dessa forma, com a prestação de um bom serviço que contemple boa relação
custo/benefício, aliada à qualidade do produto e do atendimento, há a tendência de retorno em qualquer período do ano, garantindo, assim, a fidelização do cliente.
Saiba mais
A sazonalidade gera uma mudança no perfil de consumo.
Aposte em produtos de lazer, como brinquedos, jogos eletrônicos, roupas e artigos para passeios e em alimentos de fácil preparo.
Prepare o estoque desses artigos com antecedência;
Decore o ambiente com ênfase nas principais promoções desta época.
Campanhas sazonais nas redes sociais e veículos de comunicação local.
Invista “figital” (físico + digital), usar a tecnologia para atrair mais clientes e compras nas redes de supermercados.