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Nada importa mais do que investir no consumidor

Viva Voz
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Qual o estilo de liderança da família Muffato e como este estilo se vê espelhado na cultura organizacional?

Nós crescemos dentro dos supermercados da família, respiramos o varejo alimentar desde cedo e, enquanto diretoria, seguimos presentes e próximos das rotinas da empresa. Cultivamos a cultura de colocar o cliente no centro de nossas ações e de estar a serviço de um varejo humanizado, que apresenta soluções em todas as etapas da jornada de compras. Trabalhamos junto com a nossa equipe para que esse resultado seja alcançado diariamente. Aprendemos isso com o nosso pai e fundador, Tito Muffato, e procuramos manter os valores iniciais vivos e disseminados em todas as instâncias da organização, desenvolvendo times, criando oportunidades e impactando positivamente as comunidades onde nos inserimos.

Como era fazer gestão de supermercado quando os irmãos começaram na função? Sem os recursos tecnológicos de agora, como era fazer pedidos, inventários, cálculo de demanda...

Não era muito diferente de agora. Claro que a tecnologia trouxe facilidades, mas antigamente a complexidade também era menor: havia menos itens, menos fornecedores, menos categorias de produtos etc.

 Uma das maiores causas de desaparecimento de empresas familiares são os problemas na sucessão dos negócios. Como a segunda geração planeja o terreno para a terceira?

Somos uma empresa familiar com uma estrutura extremamente profissionalizada. Passamos pela experiência da sucessão muito cedo (o pai José Carlos Muffato, mais conhecido como Tito, faleceu em um acidente de avião em 1996, quando tinha 41 anos, deixando um grupo empresarial de 900 funcionários nas mãos de Ederson, com 18 anos, Everton, com 16, e Eduardo, 13). Isso nos deu bagagem para pavimentar o futuro. Todos os processos são muito consistentes, com visão, valores e missão claros. O Grupo Muffato tem seu posicionamento, bem como suas marcas, independentemente dos posicionamentos individuais. A terceira geração tem oportunidade de participar das rotinas da empresa, como nós participamos, aprendendo e inovando. Mas sempre com a liberdade para redefinir sua trajetória de acordo com propósitos individuais.

O Grupo Muffato é uma das grandes redes brasileiras que apostam em marcas próprias: a Delizza (azeitonas, pepino, palmito, ketchup, batata-palha e molho de tomate), a Mondo (arroz, azeites, sais e temperos), a Mr. Crisps (batatinha chips), Grill
Muffato Foods (cortes de carne) e Pratic Casa (bazar). Como essa estratégia rende frutos para a companhia?

Nosso objetivo é entregar ao consumidor final produtos de qualidade por preços acessíveis. Nossos produtos de marcas próprias têm um custo/benefício muito bom, assim como os de importação exclusiva. O cliente é nosso maior ativo, por isso investimos em linhas de alimentos e bazar que agreguem qualidade de vida sem onerar demais as famílias.

Quais as suas recomendações de investimento para supermercadistas de menor porte que querem melhorar ou facilitar sua gestão de loja?

Investir no consumidor, nada é mais importante que isso!

 

 Quando expandir, como expandir, para onde expandir os negócios. São algumas das principais dúvidas de empresários do setor. Como a empresa lidou e lida com essas decisões estratégicas?

Buscamos crescer de maneira consistente e sustentável, dentro da nossa realidade orçamentária e de logística. Em alguns casos, demos um salto maior, como quando fizemos a compra dos ativos do Makro (16 lojas e 11 postos de combustíveis, numa aquisição anunciada em 26 de janeiro de 2023). Era uma oportunidade interessante e decidimos investir, após muita negociação.

A falta de mão de obra foi considerada um dos maiores desafios para o ano, segundo pesquisa da Abras. Há 400 mil vagas em aberto no setor. Essa é uma dificuldade no Muffato também? Qual a sua análise desse problema?

Sem dúvida, a realidade do mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos devido a vários fatores, econômicos e comportamentais. O Grupo Muffato investe muito em tecnologia, mas o varejo alimentar exige trabalho presencial. Apostamos na Uniffato, nossa Universidade Corporativa, onde damos formação continuada aos colaboradores e treinamos jovens do primeiro emprego. Somos uma grande porta de entrada no mercado de trabalho para pessoas sem experiência ou com baixa escolarização, mas que precisam começar de algum ponto e gerar renda para poderem crescer. Além disso, a expansão do Grupo vai gerando oportunidades de crescimento e carreira dentro da própria empresa, com promoções internas e formação de lideranças.

Quais os exemplos, a partir de sua trajetória, de erros que geraram aprendizados ou medos que precisaram ser vencidos?

Acredito que a evolução vem da dificuldade e das oportunidades. Sem dúvida, meus erros foram meus melhores professores. Infelizmente, não tem evolução sem dor… Minha sugestão é ter profundidade de conhecimento naquilo que se propõe a fazer!

O Muffato foi a primeira empresa paranaense a implementar e-commerce e a primeira no Brasil a implementar autocaixas. O futuro dos supermercados está na integração de plataformas online e offline? Quais as lacunas de atendimento que o online trabalha melhor?

Já atuamos há algum tempo no “phygital”, mistura do físico e digital. O e-commerce tornou-se muito mais que uma comodidade, é também uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com limitações de locomoção, por exemplo. Hoje a gente faz delivery express, com tempo de entrega de uma hora, em algumas localidades, até meia hora. A loja Mgo de Curitiba (aberta pela rede em novembro de 2022), que oferece 100% de autonomia ao cliente, surpreendeu ao conquistar também o público 60+ pela praticidade das compras e ausência de filas. Para os moradores do entorno, a loja transformou-se em uma extensão da casa, por sua conveniência. Mas também investimos no atendimento personalizado nas lojas físicas, disponibilizando sommeliers, nutricionista e florista nas unidades gourmet, por exemplo, e implementando açougue com atendimento no balcão nos Max Atacadista. Ao associar físico e digital, atendemos todos os perfis de clientes e maximizamos nossa entrega.

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