You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Os lácteos fora da caixa

Produtos
Compartilhe essa Reportagem:

Uma das categorias que mais viu inovação e incremento na última década foi a de leites. As gôndolas atendem a diferentes necessidades

Seja por uma questão filosófica como os veganos, por necessidade como os alérgicos e intolerantes à lactose ou por almejar novos paladares, os laticínios estão também “fora da caixa” a fim de atender a demanda de consumidores cada vez mais distintos e exigentes. Denominados de lácteos especiais, referem-se a produtos lácteos que foram desenvolvidos ou modificados para atender a necessidades específicas de saúde, dietas ou preferências alimentares, de acordo com a presidente da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Jacira Santos. Entre eles estão lácteos sem lactose, lácteos probióticos, leites à base de vegetais, leites de outros animais e complementos alimentares.

Lácteos sem lactose

O leite convencional de vaca é rico em cálcio, potássio, vitaminas (A,B e D) e proteínas que contribuem para a saúde óssea e sistema imunológico, auxiliando na defesa do organismo contra infecções e regulação da pressão arterial. No entanto, pode ser maléfico para os intolerantes a lactose, gerando sintomas desconfortáveis como gases, inchaços, náuseas e vômitos. E, para os alérgicos, pode causar inchaço, cólicas, sangue nas fezes e, em casos mais graves, até anafilaxia – reação alérgica com risco de vida. Dessa forma, bebidas sem lactose são alternativas interessantes para ter os benefícios do produto sem prejuízos à saúde.

A Santa Clara oferece uma linha de produtos Zero Lactose, entre eles o leite UHT Zero Lactose. A bebida tem o objetivo de proporcionar às pessoas com intolerância ou dificuldade na digestão da lactose uma opção nutritiva, preservando as proteínas, cálcio e os demais nutrientes essenciais do leite, sem causar desconfortos alimentares. Devido a quebra da lactose, o sabor pode ser um pouco mais adocicado. Além disso, o leite é encontrado em diversas apresentações, como integral, semidesnatado e desnatado, para os distintos perfis dos clientes.

A Nestlé, por sua vez, oferece diversas opções zero lactose para atender às necessidades dos consumidores, entre eles estão: o Molico Zero Lactose é um composto lácteo em pó, 0% gorduras totais, desenvolvido para atender pessoas com intolerância à lactose. O produto é rico em cálcio, também oferece 11 vitaminas e minerais essenciais que contribuem para a saúde óssea e muscular, imunidade e disposição, com 0% de gorduras totais, é uma opção saudável para o consumo diário.

Desde 2020 nas gôndolas, o Batavo Pense Zero tem a sua principal característica Triplo Zero, ou seja, 0 açúcar, 0 lactose e 0 gordura, para responder aos consumidores que buscam saudabilidade sem perder sabor.  A linha completa contém mais de 15 produtos: dentre eles grego, pedaços, líquidos e polpa. E estão disponíveis em diferentes formatos, com garrafas maiores e embalagens individuais, a fim de atender às distintas necessidades dos consumidores. 

Lácteos Probióticos

Esta categoria de lácteos contém microorganismos vivos, como bactérias e leveduras, que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal. Além disso, os probióticos podem fortalecer o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a infecções. 

A categoria de funcionais da Batavo que tem por objetivo auxiliar no equilíbrio da flora intestinal conta, entre eles, com o iogurte Probio que contém Probióticos + Prebióticos (as fibras que alimentam as bactérias (probióticos) e prolongam sua vida). Desde 2024 nos supermercados, a linha completa contém mais de nove produtos, sendo eles pedaços, líquidos individual e familiar e polpa.

Suplementos Alimentares

A presidente da Agan, Jacira Santos, aborda que a vantagem do suplemento alimentar é a digestibilidade, visto que leite convencional é um alimento muito complexo para fazer a digestão, em média, demora de quatro a cinco horas. “Um suplemento é digerido instantaneamente”, explica Jacira Santos. O produto é comumente usado por pessoas idosas e praticantes de atividades físicas.

A Nestlé oferece o Nutren Veg, suplemento alimentar de origem vegetal. Ele é enriquecido com proteínas vegetais e 11 vitaminas e minerais, sendo uma excelente alternativa de complemento alimentar. Junto a isso, o Nutren Protein 15g foi desenvolvido especialmente para quem busca praticidade e sabor, com 15 gramas de proteínas e 9 vitaminas e minerais por porção e pode ser encontrado nos sabores chocolate e baunilha.  

A base de vegetais 

Para atender a demanda da população vegana, vegetariana, flexitariana, que segue uma mudança de comportamento para reduzir o consumo de itens de origem animal, as marcas estão proporcionando proteínas alternativas aos consumidores. A Nestlé, por exemplo, conta com a Nature’s Heart – uma linha completa de bebidas de origem vegetal feitas com ingredientes naturais. Entre os sabores disponíveis, estão amêndoa, coco, aveia e castanha de caju – todos naturalmente adequados para os consumidores intolerantes à lactose. Por serem bebidas com baixo teor de açúcar e gorduras, auxiliam na redução do colesterol. Também são enriquecidas com vitaminas, como cálcio e vitamina D, contribuem para o fortalecimento da saúde óssea.

Leites de outros animais 

Para os que não têm nenhuma restrição com bebida de origem animal há, também, os leites de cabra, ovelha e búfala disponíveis no supermercado. Para aqueles que desejam um sabor mais forte e adocicado, o leite de cabra é uma boa ótima opção. Rico em vitamina A e D, cálcio, fósforo e potássio, também tem uma digestão mais facilitada sendo uma boa opção para aqueles que têm sensibilidade ao leite comum. Entre os benefícios para a saúde estão a melhora de saúde cardiovascular, como a prevenção da aterosclerose e ataque do coração.

O leite de ovelha também possui sabor intenso e adocicado. Com alto teor de gordura, proteínas, minerais e rico em vitamina do complexo B, contém minerais e vitaminas A D e E. Entre os benefícios para a saúde estão o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose e fortalecimento do sistema imunológico. 

Já o leite de búfala tem o paladar mais cremoso e possui alto teor de gordura, proteínas e cálcio para a saúde. A bebida contribui para o fortalecimento dos ossos, melhora na saúde cardiovascular, fortalecimento do sistema imunológico e possui menor teor de colesterol que o leite de vaca e maior concentração de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais.

Para todas as idades

A Santa Clara lançou, no último ano, Leite Sênior 50+, um leite longa vida fortificado, desenvolvido para garantir a ingestão de nutrientes essenciais, e não apenas para o público 50+. Ele é semidesnatado, com apenas 1% de gordura, zero lactose, rico em cálcio e fonte de vitaminas D, E e B12. Cada copo contém 2,5g de fibras (o que corresponde a 10% da necessidade diária), 30% da recomendação diária de cálcio — 47% a mais do que o leite integral da Santa Clara — e 15% das necessidades diárias de vitaminas D, E e B12. 

Consumo instantâneo e saudável 

Além de poder ser incluído como ingrediente em uma receita, os lácteos especiais podem ser incorporados com outros alimentos para consumo instantâneo. Uma boa dica é misturá-los com frutas, como banana, morango, maçã, kiwi e frutas secas (damasco, uva passa, ameixa). E, também, acrescentar granola, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e sementes (chia, linhaça, quinoa, amaranto e aveia). Além de prático, tem alto teor de saudabilidade para qualquer momento do dia.

Papel do supermercado

O varejo alimentar traz ao shopper mais acessibilidade, variedade de produtos e conveniência, promoção e visibilidade, garantindo sua confiança e fidelização, de acordo com a gerente regional da Lactalis (dona das marcas Elegê, Batavo, Parmalat, Président, entre outras) no RS e SC, Gabriela Juchem. “A categoria de iogurtes é em sua maioria comercializada no varejo alimentar, sendo este o principal canal de vendas para esta categoria”, analisa.

O diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, também aborda que é fundamental contar com uma linha de frente que torne esses produtos visíveis e acessíveis. “Os supermercados são o ponto de convergência de um trabalho que começa muito antes, desde o campo, passando pela indústria, que assegura toda segurança alimentar”, pontua.

A marca Nestlé ressalta o papel imprescindível do trade marketing no relacionamento entre a companhia e os varejistas. “A área é fundamental para o desenvolvimento de estratégias para promover os produtos e impulsionar as vendas nas lojas parceiras”, frisa.

Compartilhe essa Reportagem:

Faça um Comentário