ExpoAgas: a satisfação de quem faz bons negócios
Confira a palavra de patrocinadores e expositores da ExpoAgas 2025:
GLOBAIS
Júlio César Guiselini, diretor comercial da Marquespan: “É muito importante a participação da indústria na ExpoAgas. A gente até aconselha outras empresas a participarem. Somos patrocinadores não só para alavancar novos negócios, mas para estreitar e melhorar a nossa parceria com os clientes atuais. Esta feira, como ocorre todo ano, é um sucesso. Aqui apresentamos as novidades que temos para confeitaria: os profiteroles e seus dois novos sabores, de mouse de limão e mouse de maracujá.”
Luciano Fraga, gerente de vendas sênior da Nestlé: "Há mais de 20 anos apoiamos o evento. Para a Nestlé é uma grande honra essa parceria com a Agas. Aqui estamos destacando novamente os chocolates Guri, produto que mudou de nome em solidariedade ao povo gaúcho por causa das enchentes. Na categoria de café, o destaque é o Nescafé Farroupilha, celebrando a Semana Farroupilha, em setembro. Pretendemos seguir cada vez mais fortes."
Hadassa Pessoa, analista de comunicação e marketing da Sicoob: "Queremos essa aproximação com as empresas do varejo para oferecer nossos serviços e nos apresentarmos como grandes investidores no desenvolvimento do Estado. Temos um modelo de negócios diferenciado, pensado na comunidade, incluindo um pacote completo de serviços com ótimas linhas de crédito para empresários do segmento. Promovemos no estande palestras silenciosas, nas quais as pessoas vieram conhecer nossos serviços, tirar dúvidas e entender como funciona o sistema de cooperativismo."
COPATROCINADORES
Magnus Costa, gerente de marketing da Best Beef: “A Agas é uma parceira muito importante, por isso estamos há 20 na ExpoAgas. Este ano, lançamos a linguiça da marca, feita para o preparo rápido na air fryer ou na grelha, entregando praticidade. Estamos mergulhando cada vez mais no comportamento do consumidor, desenvolvendo produtos para eles. Como a nossa receita é fronteiriça, simboliza esta cultura gaúcha. Essa edição foi maravilhosa e surpreendente, desde o primeiro dia com muito movimento. É o momento perfeito para entenderemos o comportamento do nosso cliente, que vai nos falar sobre o comportamento também do consumidor.”
Eduardo Miguel, gerente de Marketing da Silvestrin: “A gente participa de outras feiras no Brasil, mas a Agas tem um lugar especial, é onde estamos mais perto do nosso público. Patrociná-la já é uma tradição e permite também ajudar de alguma forma que ela cresça. Prospectamos novos mercados, novas oportunidades e reencontramos amigos. Fizemos o lançamento da parceria com o Instituto da Criança com Diabetes, lançando as uvas divertidas, com selo de apoio. Parte do lucro com as vendas desse produto vai para o ICD para custear os tratamentos. Os clientes conferiram ainda a embalagem nova do nosso tomate Grape, que é feita em material que se decompõe em matéria orgânica em 180 dias.”
Wagner Xavier Freitas, diretor de Marketing DaColônia: “Nossos principais clientes estão na Região Sul. É uma feira muito competitiva, com grandes marcas particuipando. Levamos 10 anos para retomar nosso espaço aqui, tamanha é a disputa. Hoje nem cogitamos deixar de participar. O patrocínio nos dá uma grande visibilidade, nos engrandece e nos fortalece ainda mais. A DaColônia é líder no segmento de doces de pasta de amendoim no Rio Grande do Sul e no Brasil. A gente trouxe lançamentos a barra de proteína com pistache e o pé de moça também sabor pistache.”
Bruno Ferreira, advogado da Silveira Torquato Advogados: "A feira foi maravilhosa. Havia gente de todos os lugares do Brasil, parece que a cada ano mais visitações acontecem. Apresentamos soluções tributárias para supermercados e atacados, reforçando o trabalho para que empresas fiquem em conformidade com a Reforma Tributária, minorando os impactos dessas mudanças e suas complexidades."
Gilmar Borscheid, diretor da Girando Sol: "Desde a abertura ao encerramento, o estande esteve sempre com as mesas cheias de clientes fazendo negócios. Vimos, nessa edição, muita alegria e entusiasmo nos supermercadistas. Lançamos aqui o lava-roupas em pó de Coco e Baunilha. Temos a versão amaciante concentrado, a versão do lava-roupas líquido e agora já querem também a versão em pó. A fragrância está explodindo em vendas. Estamos também revitalizando todas as embalagens do amaciante concentrado."
Cesar Vieceli, diretor corporativo da Tramontina: "A participação da Tramontina na Expoagas 2025 reforçou nossa presença junto ao setor de autosserviço, fortalecendo relacionamentos e estreitando laços com os principais varejistas do segmento. Mais do que uma feira para fechamento de negócios, o evento se destacou como uma plataforma estratégica de visibilidade da marca, troca de experiências e prospecção de novos clientes. Com um estande que remeteu ao conceito de atacarejo, apresentamos soluções para organização de pontos de venda não alimentares e recebemos potenciais clientes do Rio Grande do Sul, além de grandes parceiros que visitaram o espaço para prestigiar nosso trabalho e conhecer lançamentos e condições especiais preparadas para a ocasião. Na linha Hospitality, destacamos a apresentação do forno combinado em parceria com a Rational, que permitiu demonstrar, na prática, como este equipamento pode transformar operações de restaurantes, bares, padarias e rotisseries – setores que vêm ganhando força dentro das redes de autosserviço."
Presidente do Banrisul, Fernando Lemos: “O Banrisul tem um vínculo muito forte com o setor supermercadista gaúcho e seu apoio ao evento anual da Agas representa o compromisso de fortalecer o empreendedorismo no Estado. Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar o presidente Antônio Cesa Longo pela sua exitosa gestão à frente da Agas em todos esses anos e desejar sucesso e muitas conquistas ao novo presidente Lindonor Peruzzo Junior.”
PALESTRAS MAGNAS
Eros Pacheco, gerente nacional de Vendas e Marketing da Festtone: “Para nós é muito importante a participação anual na ExpoAgas, tanto com o apoio às palestras quanto no contato com os supermercadistas. Conseguimos nos atualizar, apresentar nossos lançamentos e já falar da campanha de Natal dos panetones, para o final de ano. Estamos muito felizes e esperamos poder estar juntos mais alguns anos.”
Rodrigo Avelar, gerente comercial das Frutas Vassoler: “A ExpoAgas é sempre muito importante. Estamos presentes em Porto Alegre e em breve vamos inaugurar nossa nova unidade em Santo Ângelo. É muito bom vir para a Fiergs reencontrar parceiros e clientes, apresentando a linha de produtos e os planos de expansão. O estande destacou um paredão de frutas, com nosso logotipo, além de maçãs penduradas, num visual bem atrativo. Já fechamos alguns negócios, cargas de importações, nossas expectativas foram atendidas."
Roberto Luiz Kehl, CEO da Granja Pinheiros (Ave: Serra): "Estamos impressionados com o movimento que superou bastante o ano passado. Estamos muito satisfeitos com a procura. Nosso garoto-propaganda para o lançamento da hora é o Duda Garbi, destacando a linha de produtos empanados. Este é um excelente espaço para isso, temos contato direto com o lojista, promovemos a degustação aqui mesmo. Muitos estão vindo conhecer nossa empresa e nossa equipe, e outros já vieram fazer negócios. Temos mais de 6 mil clientes no RS."
Débora de Andrade, gerente de marketing da Klain Alimentos: "Trouxemos dois lançamentos. O primeiro são os snacks extrusados premium nas embalagens de 80g e 140g, em quatro sabores: queijo parmesão, cebola e salsa, presunto defumado e requeijão. O segundo são os alfajores: meio amargo, chocolate branco e o especial, com uma camada de doce de leite e outra de pasta de amendoim. Esta é nossa estreia na ExpoAgas. Estamos abrindo muitas portas, é uma vitrine incrível. Valeu a pena. Temos mais de 20 anos de história. Nossa essência é biscoitos, mas há quatro anos ampliamos nosso leque de produtos com outras categorias."
Alexandre Ledur, diretor da Bom Princípio Alimentos: "Tivemos três dias de grande movimento. Apresentamos lançamentos para o varejo e o food service. Um deles foram os cremes: de pistache, de avelã com pedaços e de chocolate branco com cookies. As geleias domésticas ganharam sabores defumados nas versões pimenta vermelha e cebola caramelizada. Na linha food service, temos o pistache Dubai, além dos recheios de cereja e pêssego. Temos ainda as geleias gourmets em bisnagas, para trazer praticidade. Estamos com excelentes vendas. Nosso propósito é estar presente em todos os momentos da vida das pessoas, por isso temos um portfólio tão extenso."
Luciano Fagundes da Silva, diretor comercial do mercado interno da Pampa Foods: “Não há lugar melhor que este para apresentar um lançamento ao supermercadista. Estamos trazendo algumas
novidades para o público, como a carne bovina e a batata pré-frita. Além disso, nossa linha de pescados que já mostramos em edições anteriores. Recebemos visitas bem importantes, interessadas em fechar negócios. Está valendo muito a pena mais uma vez a feira. Pretendemos crescer 100% em vendas nos canais de
distribuidores e autosserviço. A empresa está investindo pesado na questão de transporte próprio, no fortalecimento de marca e no marketing para alcançarmos esse objetivo, que é bem ambicioso.”
CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO
Ian Belo, gerente de marketing e pesquisa e desenvolvimento da Nutrire: "Viemos apresentar o lançamento na linha de snacks, além do que já oferecemos para cães e gatos pelas marcas Birbo e Monello. Na ExpoAgas encontramos nossos distribuidores, clientes e lojistas para boas conversas e negócios. Cachorros e gatos hoje fazem parte das famílias e estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Este é um crescimento de mercado mundial. No primeiro semestre, fechamos em 15% de crescimento, esperamos chegar a 20% até dezembro."
Leonardo Schneider, analista do marketing da Pomelo Biri: "Estreamos na feira como expositores pelo potencial dela em abrir novos horizontes. Nós produzimos refrigerantes há 25 anos. Recentemente lançamos o sabor do pomelo, originário do Uruguai e da Argentina. Sabemos que há muito consumidor final querendo o sabor, mas precisamos estar no PDV. Quem não conhecia, experimentou e se apaixonou pelo sabor. Queremos chegar a novos pagos. O verão está chegando e temos um produto muito bom para matar a sede, muito refrescante, com um certo amargor, que veio pra ficar."
Rogério Byczyk, gerente de marketing da Predilecta Alimentos: "A ExpoAgas é muito importante e está sempre marcada em nosso calendário de eventos, porque é feira extremamente focada. O público presente é sempre supermercadista, as palestras são muito bem-organizadas, enfim, toda a estrutura é muito bem pensada. Normalmente, nós visitamos o cliente. Aqui a realidade se inverte. Recebemos os gaúchos com muito carinho, oferecendo muitas oportunidades, para que juntos possamos ganhar dinheiro. Temos 14 marcas no portfólio. Nosso ketchup Salsaretti foi eleito pelo jornal Estado de S.Paulo o melhor do Brasil num teste cego. Quem veio aqui no estande viu preços e produtos muito bons."
Tiele Bloedow, diretora administrativa da Porto Balanças: “Fizemos um trabalho de marketing prévio à feira para divulgar nossa participação. Numa parceria com a Toledo Brasil, nosso estande mostrou os equipamentos da marca: fatiadora de frios, hamburgueira, seladora a vácuo, etiquetas eletrônicas. Destacamos ainda a linha completa de balanças, algumas que trabalham até com Inteligência Artificial e câmeras para reconhecimento de produtos. A procura foi boa. Oferecemos aos clientes também toda manutenção e assessoria. Temos 5 mil clientes cadastrados."
Jean Gonzaga, gerente comercial da Granja Faria: “Foi nossa segunda presença na ExpoAgas. O estande aumentou e criamos um espaço para receber nossos clientes e apresentar o mundo do ovo, com um cardápio repleto de ovos, com três opções de omeletes e macarrão carbonara. Na feira, movimentamos
aproximadamente 11 mil caixas em negócios, um resultado bastante expressivo. Tivemos uma forte adesão do varejo no Rio Grande do Sul e conseguimos conquistar novos contatos e ampliar a presença das nossas marcas junto ao público gaúcho.”
Aline Vanovski, marketing da Movimak: “Trocamos de estande, fomos para uma nova posição e o movimento surpreendeu. Tivemos um bom retorno, vendemos equipamentos e agendamos vários contatos pós-feira. Comparado ao ano passado, foi um aumento de 30% nos atendimentos.”
Bruna Pereira da Silva, assistente de vendas da Sandero Velas: “Recebemos uma proporção muito maior de clientes do que no ano passado, tanto que já pretendemos conseguir um espaço maior no futuro. Apresentamos nosso último lançamento de Linha Essenze com 15 fragrâncias, e seguimos com toda a linha de utensílios de limpeza, que para muitos clientes continua sendo uma novidade, apesar de estarmos produzindo-a desde 2022. Na feira, conseguimos ampliar a quantidade de SKUs que os clientes compram.”
Leonardo Klauck, assistente de compras da Senar Distribuidora: “Adoramos a exposição e o movimento surpreendeu. Tudo esteve bem-organizado. Destacamos aqui cinco marcas que representamos: Bauducco, Gallo, Grupo Zan Lorenzi (Campo Largo), Grupo Ultra Cheese (Lac Lelo) e Mineiraço. As novidades da ocasião são o pão chips da Bauducco e o Rossio de Abrantes da Gallo. A nossa projeção esse ano é de crescimento.”
ENCONTRO DAS ESTADUAIS
Grupo Vow: “O Grupo Vow encerra sua participação na ExpoAgas 2025com a certeza de que seguimos firmes no propósito de fortalecer o setor alimentício através da inteligência tributária. Foram dias intensos, de grandes encontros, trocas valiosas e novas oportunidades para clientes, parceiros e líderes do varejo de todo o Brasil. Seguimos com a missão de ir muito além de reduzir impostos, gerando valor real e contribuindo para o crescimento do setor supermercadista.”
Vílson Silva, diretor comercial da Laticínios Carolina: "Sou suspeito para falar, porque a ExpoAgas sempre é um sucesso. Fazemos feiras em todo BR e a gaúcha se destaca. É uma geradora de negócios. Não à toa atrai mais de 500 empresas. Estamos fazendo aqui o lançamento nacional dos iogurtes La Vita Zero em dois sabores diferenciados: amora com morango e açaí com banana. Nosso consumidor busca saudabilidade e novidades. Fizemos muitos negócios e muitas prospecções. Estamos nos destacando no mercado gaúcho. Temos representantes espalhados por todo território do Estado. Somos uma empresa familiar, assim como a maioria dos supermercados."
Pirahy Alimentos (Arroz Prato Fino): “Para a Pirahy, estar presente nesse ambiente é reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do mercado gaúcho e sua posição como referência de qualidade, confiabilidade e excelência. É também a oportunidade de dialogar diretamente com um público qualificado e decisor, consolidando relacionamentos estratégicos que contribuem para o crescimento sustentável da empresa e de seus parceiros comerciais. A ExpoAgas é um espaço estratégico para gerar conexões, acompanhar tendências e identificar novas oportunidades.
Fabrício Gomes, gerente nacional de vendas da Zinho Alimentos: “A feira esteve lotada, com muito público muito qualificado. Fechamos bons negócios, superando expectativas. Esperávamos bastante supermercadistas do
interior, de regiões que nós estamos prospectando, e deu resultado. Nós trouxemos nossos lançamentos: as embalagens do pão de alho de 150g para a Air Fryer, para o dia a dia do consumidor, não ficar limitado ao churrasco.”
AGAS JOVEM
Cleber Nunes, do Grupo Pegoraro Deycon: "Estamos há 3 anos no Estado e esta é a nossa segunda ExpoAgas. Temos as melhores impressões possíveis. Muitos clientes nos visitaram e outros vieram conhecer nossos produtos. Três lançamentos foram expostos: o café Evolutto, a linha da Supley de suplementos e o RedBull Zero. Só com essa última marca já superamos toda expectativa de negócios que tínhamos para a feira. Foi muito gratificante construir tantos relacionamentos."
Márcio Miksza, um dos fundadores da Aeroflex: "O RS tem sido tornado cada vez mais importante para o nosso negócio. Estamos construindo aqui uma relação de parceria e confiança muito especial entre empresas e pessoas, tudo isso graças ao trabalho que a Agas realiza. Durante 2024, Aeroflex cresceu 56% no Estado, e no segmento de repelentes chegamos a 37% de market share. Isso mostra que trabalho está dando resultado, mas temos muito mais a realizar. Obrigado por abrirem as portas de suas lojas e casas para que nossos produtos façam parte de suas vidas."
Vinícius Toffanello, sócio e diretor da TH Food: "A feira foi fantástica, melhor do que em 2024. O varejo gaúcho veio com mais intensidade e mais vontade de conhecer as novidades. Estamos felizes de apoiar o Agas Jovem e nos aproximarmos dos sucessores, um grupo em que a alimentação funcional e saudável está cada vez mais presente. Nossa categoria carece de visualização e experimentação. Por isso, montamos na ExpoAgas uma gôndola de supermercado, um freezer abastecido, para que o supermercadista de barriga no balcão saiba como expor na sua loja. Os produtos são bons, são saudáveis e rendem margem. Trouxemos o chocolate proteico da Vitao como lançamento (Soulpro), o primeiro caldo de ossos embalado, da VeroBrodo, o panetone sem glúten da GraniAmici, e o lançamento da bebida proteica da Moving, com isotônico, energético, chá e refri."
AGAS MULHER
Letícia Guimarães, diretora executiva da Guimarães Produtos de Limpeza:
“No Agas Mulher, fiquei encantada com a união de todas. Apesar de serem concorrentes, são amigas. A maior parte das consumidoras de nossos produtos é do público feminino. As mulheres são influenciadoras, são decisoras do processo de compra, então participar desse momento ajuda a empresa a ser
mais assertiva. Brindamos todas com nosso multiuso perfumado Flor de Maçã. No segundo dia a feira já superou nossas expectativas. Estamos realizados. Lançamos a linha completa de flor de cerejeira, com lava-roupas, amaciante regular e concentrado. E como especial, lançamos na Expoagas uma homenagem ao sul do nosso país, com a Flor de Laranjeira, multiuso com álcool para dias úmidos e para todos os ambientes da casa.”
Edson Silas, líder de BPC na rota indireta de SC e RS da Unilever: “Dove é a grande marca de beleza segmentada para o varejo, que está em todas as categorias – do cabelo ao corpo, ao cuidado com a pele. É uma marca cuja essência e propósito é buscar a beleza real da mulher, reconhecer a beleza natural dela e elevar sua autoestima para empoderá-la. É um pouco do propósito com o apoio à programação do Agas Mulher. Estamos fazendo um grande lançamento de Dove, com a renovação das embalagens, trazendo uma tecnologia nova e relevante.
Maria Eduarda Marcos, analista de marketing na JCW: "É nosso segundo ano na ExpoAgas. No ano passado, estávamos com um pouco de receio pela estreia, e fomos surpreendidos pela acolhida do povo gaúcho, fizemos muitas conexões. Ficamos em melhor localização e isso nos ajudou demais. Nossa marca já está melhor vista, é mais conhecida. A gente investe na ExpoAgas porque sabe que ela gera negócios. É um divisor de águas. Todo ano, trabalhamos um novo conceito de estande. Neste ano, escolhemos a temática do melhor bacon do Brasil, feito 100% de barriga suína e com defumação natural. É o nosso carro-chefe de vendas. As hamburguerias usam muito nossos produtos, e por isso decidimos homenageá-los com o visual de uma lanchonete. Somos da cidade de Armazém (SC)."
Elton Doeler, presidente do Grupo Felice: “Foi uma experiência fantástica. Preparamos nossas estruturas nos últimos 15 anos para atender o exigente consumidor gaúcho, e nós não poderíamos fazer isso sem estar junto da Agas. Queremos alçar a empresa a um novo patamar de reconhecimento na área da alimentação. Então é isso que nós estamos apostando, em atender o Estado inteiro. Estamos lançando nossas três marcas. O Arroz Quality Premium, que é uma marca de arroz branco bastante tradicional, com uma qualidade excelente. São Pedro, que é a marca que o grupo mais vende hoje, que é da nossa origem, São Pedro do Sul. E a Dona Branca, que é a marca do nome da minha avó, que compete em preço.
JANTAR DE BOAS-VINDAS
Luiz Motta, CEO e diretor de negócios da Excelsior Alimentos: "Saímos daqui com as melhores impressões possíveis e felizes com a homenagem recebida no Jantar de Boas-Vindas. Desde o primeiro dia os corredores estiveram muito cheios, a ponto de não conseguirmos andar. Muita gente importante apareceu, foi uma felicidade enorme estar participando. Somos líderes em patês, então chegamos com dois sabores novos: salsa e cebola e peito de frango defumado. Estamos lançando ainda novos formatos de fatiados para os clientes de atacarejos."
Júlia Nascimento, analista de marketing no Grupo Vibra (marca Nat): "A feira foi bem movimentada. Fizemos um projeto bem específico para cá. Viemos com uma agenda bem fechada. Nosso estande esteve sempre lotado, com alta procura, foi muito legal. Aqui destacamos a nova linha de empanados, que deve chegar ao mercado no final de setembro."
Iuri Santos, diretor da Carmax Toyota Empilhadeiras: "É importante para nossa marca estar aqui desenvolvendo relacionamentos. Temos uma linha de produtos para CDs e indústria de alimentos na área de intralogística. Foi nosso primeiro ano de participação na ExpoAgas, mas vários clientes da empresa já participam então isso provoca uma sinergia muito grande que faz valer a pena estar presente. O momento de vendas é surpreendentemente bom."
Caio Gonçalves marketing da Comerc Energia: “Foi a primeira participação da empresa com estande. O evento reúne um público qualificado de supermercadistas e empresas do setor, e num volume expressivo. Estamos em forte expansão de divulgação das nossas soluções de economia de energia, medição (telemetria), projetos de eficiência energética e descarbonização para o segmento. No nosso espaço, apresentamos alguns cases, como o do Grupo Carrefour, que ganhou o monitoramento da telemetria da Comerc em mais de 500 lojas por todo o Brasil e tem expectativa de gerar mais de 20% de economia até 2026.”
Marcelo Porcelli, diretor comercial da Oniz Braveo: “A Oniz Braveo marcou presença em mais uma edição histórica! Reunimos parceiros, fornecedores e profissionais que fazem o setor crescer todos os dias. Mais uma grande oportunidade de fazer ótimos negócios nessa feira, possibilidade única de seguir avançando rumo ao crescimento de nossos negócios e todos os nossos parceiros.”
SORTEIOS
Mauricio Malcorra, gerente de marketing da Neugebauer: “Nosso estande desfruta de um ponto privilegiado da feira. Mais uma vez, estamos aqui surpresos com a receptividade e o carinho dos nossos clientes e parceiros de negócio e apresentando as nossas novidades. Apresentando o nosso lançamento do chocolate Supreme ao Leite com Avelã, da linha Premium 1891, e o tradicional bombom Amor Carioca na versão ao leite e branco. Temos ainda a 1891 Collection, que é um sampling dos principais sabores desta linha Premium. Então, nós estamos numa onda muito positiva e com certeza vamos apresentar um crescimento importante.”
Cristhielle Costa, assessora de marketing da MGT Gestão Tributária: "A ExpoAgas foi incrível. Estreamos agora, mas já pretendemos voltar em todas as edições futuras. Esperamos fechar muitos contratos de gestão tributária. A visibilidade gerada pelo evento é muito boa. Fazemos a gestão tributária de empresas de todos os nichos que buscam recuperação de tributos pagos a mais. Somos gaúchos de Porto Alegre, com filial em Goiânia e São Paulo."
Bruno Porcides, coordenador corporativo de operações da Pesa CAT Equipamentos: "Este evento sempre traz grandes resultados, batendo nossas metas. O segmento supermercadista cresce anualmente e há uma necessidade dessas empresas em confiabilidade no fornecimento de energia. Nós trabalhamos com grupos de geradores que são fundamentais para a segurança das operações. Estamos muito felizes em poder contribuir para o crescimento das empresas com nossos produtos. Já temos mais de 100 clientes, desde o menor ao mais complexo. Temos quatro filiais: em Nova Santa Rita, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Fornecemos ainda peças e assistência técnica num atendimento ágil. Nosso mercado cresceu 20% este ano e o segundo semestre promete ser ainda melhor.”
ESPAÇO SUMMIT
André Figueiredo, diretor comercial da Perto S.A.: "A ExpoAgas sempre é muito interessante e a edição de 2025 foi especial. Os corredores estiveram sempre cheios, com um público qualificado. O nosso estande é bastante técnico, lidamos com equipamentos, então quem veio estava interessado em tecnologia, como self check-outs e soluções para a tesouraria de suas lojas. O Espaço Summit é uma área de valorização da tecnologia e do que há de mais novo nessa área, por isso recebeu nosso apoio. A gente sente que os pequenos varejistas têm uma carência de acesso à tecnologia. Há muitas queixas de falta de mão de obra e nossos produtos trazem automação. Temos dezenas de clientes no Estado, como a Cia. Zaffari, Unidasul e Asun."
João Marcos, gestor de negócios na Virtual Super: "Estamos apresentando a nossa ferramenta Inspector, que transforma a operação supermercadista automatizando a gestão fiscal para que a loja fique em conformidade tributária. O Inspector faz uma integração com o ERP, analisando o cadastro de produtos e a legislação vigente para que você não pague mais imposto do que o devido em cada um dos produtos. A ferramenta corrige erros e inconformidades. Estamos no RS desde 2020. Somos do Paraná."
Daniela de Araújo Fernandes, gerente comercial da Kikker Gestão de Compras e Abastecimento: “Foi excelente estar na feira, que realmente cresceu muito. A estrutura do evento está muito bem organizada, passaram por aqui pessoas importantes, clientes que já estavam com pré-assinatura de contrato e conseguimos acelerar negócios. Foi nossa primeira vez na feira e foi positivo marcar presença. Os painéis também foram muito bons.”
OUTROS EXPOSITORES
Dautro Santos, da Telecon Sistemas: "Temos 20 anos de ExpoAgas. Desde 2005, vimos muito progresso, muitas celebridades passaram por aqui, e grandes fornecedores. Começamos trazendo PDV, para o pessoal fazer a edição de cupom fiscal na época. Agora já fazemos a gestão dos supermercados com Inteligência Artificial. O público percebe que a tecnologia resolve muitos problemas, na gestão, no RH, na margem e nos resultados. Nós ganhamos um prêmio da GS1 Brasil por apresentar uma tecnologia de rastreabilidade para os supermercados. Temos 450 clientes no RS. Nossa matriz é em Canoas. mas já expandimos para SP, PE e SC. Nosso mote é: soluções gaúchas para problemas nacionais."
Nadége Fonseca, diretora comercial da Massas Famigliare: “Estamos muito felizes com a estreia neste ambiente incrível de muitos negócios. A gente trouxe um chef para poder atender o nosso público, que é um diferencial, pois o nosso produto requer que a pessoa experimente, que tenha essa experiência. Produzimos aqui em Osório e atendemos mais de oito estados no Brasil. Somos a marca que mais cresceu no segmento de massas refrigeradas na Região Sul do Brasil e ficamos em 2º lugar no ranking nacional, de acordo com pesquisa da Scanntech! Estamos em expansão, e graças aos clientes e à nossa entrega.”
Marcos Gomes, gestor comercial da Sagutito: “Nessa primeira vez na ExpoAgas, tivemos uma experiência divina, fantástica. Sentimos um calor bastante receptivo dos nossos parceiros. O Sagutito é uma novidade que nós apresentamos aos visitantes, que remete àquela experiência da avó. Esperamos estar aqui também em 2026.”
Lauber Ferreira Abraham, CEO da Extremo Sabor: “A gente entendia que ir para um lugar na feira sem tanto destaque, no segundo andar, diminuiria a empresa, mas encontramos ali um ambiente totalmente favorável a negócios. Enquanto lá embaixo os grandes players têm muito mais glamour, aqui vem quem busca novidades e com a passagem obrigatória por todos os estandes ficou ótimo. A nossa equipe já vinha se preparando para esse momento e conseguimos um ambiente de muita entrega na feira.”
FOTOS DE LARRY SILVA / DEPOIMENTOS: DIEGO CASTRO, LILIANE MOURA E FERNANDA RECHE